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23/10/2009
Internet é oportunidade de negócio para pequenas empresas

O Sebrae/PR reuniu na última sexta-feira, dia 16, em Curitiba, empresários de micro e pequenas empresas para apresentar um projeto-piloto que visa preparar os empresários para as oportunidades que a internet proporciona. Com uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae/PR, o projeto vai trabalhar soluções empresariais como, por exemplo, a necessidade de criar ou melhorar o site da empresa; montar uma loja virtual; e, também, divulgar a empresa usando a internet com um baixo custo. Estratégias que, se utilizadas de uma maneira adequada, podem potencializar a participação de micro e pequenas empresas no mercado, gerando resultados efetivos para a competitividade de pequenos negócios.
 
O consultor do Sebrae/PR, Rafael Tortato, avalia que a internet é uma questão estratégica para as micro e pequenas empresas. “Os empresários precisam aproveitar esse canal de distribuição, que não é utilizado apenas pelas classes A e B. A participação da classe C no comércio eletrônico aumentou nos últimos anos, assim como a variedade de produtos e serviços oferecidos na internet”, observa Tortato.
 
Para orientar os empresários como aproveitar essa fatia de mercado, o projeto-piloto foi desenvolvido em cinco etapas. A primeira, ‘Atendimento Coletivo’, reúne os interessados para a apresentação do projeto. Nesta etapa, os participantes acompanham um workshop e respondem a um diagnóstico, elaborado para medir qual é o conhecimento do empresário sobre a internet e para avaliar em que estágio está o projeto para uma futura loja virtual ou para o site da empresa.  Cerca de 40 empresários participaram da apresentação do projeto-piloto e início da primeira etapa, realizada na sede do Sebrae/PR, na última sexta-feira, dia 16.
 
No próximo estágio do projeto, os empresários serão avaliados e encaminhados para uma capacitação. Três cursos, com duração de quatro horas, serão ministrados aos participantes, de acordo com as necessidades apontadas no diagnóstico. “Como criar ou melhorar seu site”; “Como vender pela internet” e “Como divulgar com baixo custo pela internet” são os temas trabalhados na segunda etapa do projeto, denominada de ‘Capacitação’.
 
Na terceira etapa, ‘Consultoria Individual’, o empresário recebe a orientação de um consultor especializado que vai ajudá-lo a analisar o projeto elaborado na segunda etapa. A consultoria, que acontece no Sebrae/PR, tem duração de uma hora e é realizada para alinhar todas as estratégias para que o empresário tenha condições de implantar melhorias em seu site ou de desenvolver o site da empresa. Com essas orientações, o empresário terá subsídios para buscar parcerias com outras empresas para implantar ou aperfeiçoar o endereço eletrônico do seu negócio.
 
Já a quarta etapa do projeto-piloto, ‘Comunidade de Aprendizagem’ visa criar um ambiente para a troca de experiência e conhecimento. “Depois de encerradas as três primeiras etapas, o empresário poderá participar de uma comunidade virtual, moderada por consultores do Sebrae/PR ou por especialistas no tema, para continuarem trocando experiências. Esta comunidade acontece dentro do portal do Sebrae/PR e os temas de discussão serão propostos pelos próprios empresários”, explica Tortato.
 
Na última etapa do projeto, ‘Avaliação’, os empresários que implantarem as melhorias do site da empresa ou que criarem o site do seu negócio vão receber um avaliação de consultores especializados, a partir do ‘novo’ endereço eletrônico da empresa.
 
Empresários interessados em conhecer o projeto-piloto, desenvolvido pelo Sebrae/PR, devem entrar em contato com a entidade pelo 0800 570 0800. A realização de todas as etapas não é obrigatória, porém os empresários devem passar pela primeira ‘Atendimento Coletivo’ e realizar o diagnóstico, que vai medir as necessidades de cada empresa. Neste primeiro momento, o projeto-piloto será executado com empresários em Curitiba, mas a ideia é ampliar a iniciativa para outras cidades do Estado.
 

 
Shizen
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